bateria

Dicas para prolongar a vida das baterias

O tempo de vida útil de uma bateria raramente excede cinco anos, que é o prazo de validade máximo normalmente certificado pelos fabricantes, em função do desgaste natural de alguns componentes desse equipamento-chave para o funcionamento de veículos automotores. Algumas, muito bem cuidadas, podem durar um pouco mais, mas muitas acabam arriando, como se diz no jargão das oficinas, muito antes do tempo.


É inegável que existem marcas com maior durabilidade, como a Moura, mas existem também cuidados que permitem alongar a vida útil da sua bateria, independente da marca, e postergar a inevitável troca, que sempre acaba implicando em custos e causando às vezes muitos transtornos. Naturalmente, a vida útil da bateria está atrelada ao seu uso com mais frequência e intensidade.
Observar o seu uso e os dispositivos elétricos são duas formas de saber quanto tempo dura uma bateria. Evite deixar faróis e rádio ligados, com o veículo desligado, pois aumentam o consumo de energia e, com o tempo, diminuem a longevidade da peça. No caso dos rádios, uma dica simples é retirar a frente destacável do aparelho sempre que sair do veículo. Alguns modelos podem descarregar uma bateria convencional em poucas horas.

Antes de instalar novos equipamentos e acessórios, como rádio, alarme, ar-condicionado, rastreadores e outros, deve-se verificar a capacidade máxima da bateria, porque muitos destes aparelhos nunca ficam desligados, possuindo corrente de stand by. Aparelhos de som mais potentes, por exemplo, consomem mais energia e podem obrigar à opção por baterias de maior capacidade. Usar peças elétricas originais também ajuda a prevenir o desgaste precoce das baterias.
Carros parados também consomem bateria. Por isso, a dica para carros que ficam ‘hibernados’ por períodos mais longos é desligar os terminais dos cabos de bateria. Outras dicas importantes são nunca dar a partida com o farol ligado e, regularmente, promover a limpeza das conexões e componentes gerais da parte elétrica. Nos casos de descarga, evite ‘chupetas’ e recargas rápidas, que podem comprometer o seu funcionamento, e evite também baterias recondicionadas.


A Irmãos Meurer, no Morro das Pedras, é especializada em baterias, oferecendo baterias de primeira linha para todos os modelos de veículos. Oferece também serviço de socorro de baterias. “Vamos até o local e fazemos os testes, se o problema for a bateria, substituímos; se não for, indicamos uma oficina para o cliente”, explica o sócio-proprietário Alcemar Cardoso das Neves. Com 21 anos de atividades, a empresa também é especializada em troca de óleo, pulverização de chassi, lavação, polimento e cristalização, além de higienização de estofados.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Rodovia SC406, 665
Morro das Pedras, Florianópolis/SC

(400 metros antes do Bistek Morro das Pedras)

horário de atendimento

Segunda à Sexta
08h às 18h30
Sábado
08h às 12h

FORMA DE PAGAMENTO
  • Dinheiro
  • Visa, MasterCard, American Express e Good Card
  • Paypal
  • Transferência Bancária

© Irmãos Meurer 2020. Todos os direitos reservados.

Rolar para o topo
×

Olá! Precisa de Ajuda?

Converse pelo whatsApp com um dos nossos consultores!

× Como posso te ajudar?